CASA DE REPOUSO LAR IRACY: NOSSA HISTÓRIA

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

Como surgiu a casa de repouso Lar Iracy em Curitiba

A ideia de uma casa de repouso em Curitiba para senhoras surgiu em 1981, nas visitas realizadas nas casas das pessoas enfermas.

Visto que as visitas eram realizadas pelas senhoras da Pastoral da Saúde, Maria Ribeiro de Camargo, Amabile Lass, Lurdes Pienta, Teresa Stupka e Maria de Lourdes Carvalho, da Igreja Santa Rita de Cássia – Vila Hauer.

Onde nessas visitas foi observado um grande número de idosos (principalmente mulheres) precisando de uma casa de repouso, não só por estarem enfermos, mas como também por muitos estarem morando sozinhos.

Inicio das atividades do Lar Iracy

Pe Geraldo e a Fundadora Sra. Maria Camargo
Pe. Geraldo Dantas de Andrade juntamente com uma das fundadoras do Lar Iracy, a Sra. Maria Ribeiro de Camargo.

Uma comissão organizada pelo Pároco Pe. Geraldo Dantas de Andrade, a fim de buscar meios para iniciar o projeto, foram visitar o prefeito Jaime Lerner em março de 1982. 

Assim, após oito dias o resultado desta entrevista foi a doação do terreno onde atualmente está localizado a casa de repouso Lar Iracy em Curitiba.

Posteriormente a doação do terreno foi eleita a diretoria, em 19/04/1982, sendo todas voluntárias.

Aos poucos as senhoras se agregavam à equipe de trabalhos, e assim ficou estabelecido que todas as sextas-feiras haveria reunião para confeccionar trabalhos manuais.

Onde, nessas tardes foram surgindo novas idéias, como: fazer bingos, jantares, rifas e participando de feiras beneficentes para arrecadar fundos para a construção da casa de repouso Lar Iracy.

Assim, como essa equipe estava vinculada à Igreja Santa Rita de Cássia – Vila Hauer acabou recebendo o nome de “Associação Santa Rita de Cássia”, bem como o nome da Instituição que em homenagem ao Pároco Pe. Geraldo Dantas de Andrade recebeu o nome de sua mãe Iracy Dantas de Andrade.

Ao passo que foram mais de treze anos até a finalização da casa de repouso, onde após o inicio do atendimento continuamos com as mesmas atividades até a presente data.

 

Inauguração Casa de Repouso Lar Iracy em Curitiba
Inauguração do Lar Iracy Dantas de Andrade em 19/03/1995

Sobre a Casa de Repouso Lar Iracy Atualmente

Entretanto, a casa de repouso Lar Iracy é uma Instituição Filantrópica Independente mantida pela Associação Santa Rita de Cássia, portanto não possui vínculo com órgão público, empresa privada, igreja ou qualquer religião.

Mas, apesar da casa de repouso Lar Iracy de Curitiba ser fundada com o apoio da Igreja Católica e possuir o nome de sua associação Santa Rita de Cássia, não fazemos distinção de religiões, desse modo, recebemos visitas, doações, eventos e qualquer outro tipo de projeto de qualquer religião. 

 

Detalhes da Construção da Casa de Repouso Lar Iracy em Curitiba

Área total: 688,88 m²

Área construída: 630,00 m²

Publicado no diário oficial: 17/05/1982

Pedra fundamental: 06/11/1982

Início da obra: 02/1983

Inauguração: 19/03/1995

Funcionamento: 02/05/1985

Arquiteto: Dr. Elidio Werka

Construção do Lar Iracy
Rolar para o topo